
Endoscopia Digestiva
A Endoscopia Digestiva Alta é um procedimento minimamente invasivo que permite avaliar a porção superior do aparelho digestivo, incluindo o esôfago, estômago e o duodeno.
É um exame simples e seguro, realizado com monitorização do paciente e sedação, o que garante um exame indolor, com conforto e tranquilidade. Geralmente o exame dura cerca de 20 minutos e o paciente tem alta logo após o exame, assim que bem recuperado da sedação.
Além de diagnosticar a maior parte das doenças que acometem o trato digestivo superior, a endoscopia também pode ser terapêutica.
O que é avaliado na endoscopia?
Ela avalia a mucosa (camada interior) do esôfago, estômago e duodeno (parte inicial do intestino delgado), avaliando sua integridade, se há presença de inflamações, úlceras ou tumores, sinais de hérnias de hiato ou alterações anatômicas, por exemplo.
Além disso, é possível realizar biópsias (retirada de pequenos fragmentos para análise - indolor) quando necessário.
Qual o preparo necessário?
É necessário jejum de pelo menos 8 horas antes do exame, para que o estômago esteja vazio, sem resíduos, permitindo uma visualização adequada durante o exame. Você deve informar as medicações que faz uso de forma contínua para avaliarmos a necessidade de suspensão antes da endoscopia, principalmente anticoagulantes e medicações que retardam o esvaziamento gástrico.
É obrigatória a presença de um acompanhante maior de idade, já que o paciente será submetido à sedação.
Quem deve
realizar?
Sintomas como azia, refluxo, dificuldade para deglutir, dor abdominal, náuseas e vômitos recorrentes, anemia refratária ou deficiência de vitaminas, perda de peso e história familiar de câncer gástrico podem ser algumas das indicações para realização da Endoscopia.
Além de extrema importância no diagnóstico, a endoscopia também serve como método terapêutico em diversas situações, como remoção de pólipos (polipectomias), controle e prevenção de sangramentos, retirada de corpos estranhos, dilatação de estenoses e confecção de sonda alimentar (gastrostomia endoscópica).